quinta-feira, 22 de abril de 2010

Faça o teste

Propaganda da prefeitura de Londres, alertando para a necessidade de se prestar atenção aos ciclistas como primeiro fator para evitar acidentes.

Veja as demais em http://www.dothetest.co.uk/.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Velib' Paris

Foi a experiência mais interessante de toda a viagem. Já havia lido a respeito, mas a experiência real é outra coisa. Assim que saí da estação de metrô Republique, que fica a pouco mais de 2 quadras do local onde me hospedei, logo vi uma área de retirada e devolução de bicicletas do Velib -- sistema de empréstimo de bicicletas de Paris. E caminhando até o local onde iria ficar, passei por mais uma. Mais tarde vi que na cruzamento adiante havia mais uma.

Muitas estações como essa estão espalhadas pela cidade.

Chamo de sistema de empréstimo e não de aluguel por conta do objetivo e tarifas do serviço. Minha visão é de que é um serviço de empréstimo pois estimula os deslocamentos curtos, com duração de até 30 minutos, e para esse período não se paga nada além da taxa de cadastramento inicial. E mesmo o valor dessa taxa é bem baixo em relação ao benefício obtido.

É totalmente auto-serviço -- quando perguntei ao funcionário do hostel a forma de funcionamento do sistema ele apenas me disse para selecionar instruções em inglês e seguir o passo-a-passo das telas. Me pareceu má vontade a princípio mas realmente não há segredo.

A primeira tela para escolha da modalidade de serviço.

O sistema solicita seu cartão de crédito...

... que deve ser inserido como em um terminal de caixa eletrônico...

... e o cadastro é feito imediatamente.

A modalidade que eu utilizei, de curta duração, funciona basicamente assim: o cadastro custa 1 euro e é válido por 24h -- sim, o sistema está disponível 24h. Você precisa ter um cartão de crédito do tipo Smart, com chip, que valida a utilização por meio de sua senha (ou PIN -- Personal Identification Number). É necessário ter 150 euros disponíveis, pois esse é o valor de caução para o caso de não retorno ou cobertura de danos na bicicleta. Após o cadastramento o usuário digita uma senha e recebe um cartão impresso com seu número de identificação. O número de identificação e senha devem ser digitados sempre que se queira acessar o serviço.
Os primeiros 30 minutos por período de utilização são isentos de cobrança. A partir de 30 minutos, é cobrada uma tarifa de 1 euro por hora. Mas podem ser emprestadas bicicletas por períodos consecutivos desde que com intervalos de 5 minutos entre eles.

O número de seu cadastro deve ser digitado a cada utilização...

... bem como a senha...

... e então você pode retirar uma bicicleta.

Na prática, a 'modalidade turista' que utilizei consistia em pegar uma bicicleta, pedalar até uma estação de retirada e devolução próxima de algum ponto de interesse em menos de 30 minutos e deixar a bicicleta para caminhar pela área por algum tempo.

Para fazer um trajeto mais longo, combinar um trecho pedalando com uma caminhada curta até a próxima estação é uma boa alternativa. Para ir mais longe do centro é essencial ter um mapa que indique a localização das estações.

Em alguns casos e horários a melhor opção é mesmo continuar com a mesma bicicleta e pagar 1 ou 2 euros pelo tempo adicional. Em duas ocasiões eu tive que procurar por algum tempo, passando por 3-4 estações vazias: voltando da Sacre Coeur, que fica em Montmartre, que é uma região alta e na Champs Élysées, cerca de 1h da manhã.

Estações vazias em Montmartre...

... e à noite, próximo à Champs Élysées

Enfim, para quem está acostumado a pedalar, e a melhor forma de se deslocar em Paris.

A bicicleta: um modelo esquisitão mas muito prático...

... com câmbio de 3 marchas no cubo traseiro.


sábado, 10 de abril de 2010

Paris-Roubaix -- Bingo!

Esse 'jogo' diz bem o que a Paris-Roubaix é: uma corrida em que a sorte tem uma grande influência no resultado final. George Hincapie que o diga...

(Visto no Milanofixed)

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Cycle Hire -- Londres

Em breve farei um post sobre o Velib, sistema de empréstimo de bicicletas de Paris que tive a oportunidade de experimentar em minha visita àquela cidade. É um sistema que está disponível em outras cidades da Europa e do mundo também.

Mas a boa notícia agora é que o mesmo sistema estará disponível em Londres. No mesmo modelo de outras cidades, será gerenciado pelo poder público e terá baixas taxas de uso e período de 30 minutos livre, para estimular que os deslocamentos curtos sejam feitos com o uso do sistema.

Notícia encontrada no BikeRadar.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tour de France 2010 -- equipes convidadas

O ASO -- Amaury Sports Organization -- anunciou as 6 equipes convidadas para a edição deste ano. São elas: Garmin-Transitions (equipe de Murilo Fischer), Team RadioShack, BMC Racing Team, Team Sky, Katusha e Cervelo TestTeam. As demais 16 são selecionadas por critérios definidos pela UCI.

Veja a matéria a respeito no BikeRadar.