segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Novos Pedais -- Eurobike '09

Pipocam em vários sites de ciclismo as novidades da Eurobike 2009. As novidades quase sempre se resumem ao mais leve, mais rígido, mais caro. Fora a questão do preço, não faz muita diferença para a grande maioria dos ciclistas amadores os, digamos, 17 gramas a menos no peso de uma peça ou os 6% a mais de rigidez de um quadro.

Mas algumas novidades são realmente novidades: pedais são peças que fazem grande diferença em termos de conforto e praticidade -- esses sim fatores que merecem atenção e justificam o investimento de nosso suado dinheirinho.

A Look e a Time apresentaram produtos novos. No entanto, podemos considerar que, no caso da Look, não necessariamente com melhorias.

O lançamento da Look é o KéO Blade -- uma evolução do KéO lançado em 2005. Foi batizado Blade por ter, no lugar de uma mola tradicional, uma mola laminar de carbono colocada na lateral externa do pedal. Na cobertura do site VeloNews temos até uma breve explicação sobre a vantagem da mola de carbono: a distribuição mais uniforme do torque no movimento de desencaixe faria com que o pedal tivesse maior tensão quando encaixado sem exigir mais força para o desencaixe (a tensão seria maior apenas no início do movimento).



O que o pedal perde, além dos irrelevantes poucos gramas é a possibilidade de ajuste. Apenas são oferecidas 2 molas de tensões diferentes, correspondendo aos ajustes extremos dos pedais convencionais -- muito solto ou muito firme, sem intermediário. Segundo as informações, os pedais podem vir com uma ou outra das molas, e para trocá-las seria necessário levar a um profissional habilitado. Outro possível inconveniente é a posição da mola, que fica bem exposta e aparentemente pode sofrer com impactos numa queda.


Pedal KéO Blade: mola laminar de fibra de carbono (foto: James Huang/BikeRadar)


Mola de carbono, posicionada na parte externa do pedal. Poderia ser danificada numa queda? (foto: James Huang/BikeRadar)

A Time apresentou o seu iClic (o nome é bem ruinzinho, ainda se o pedal fosse da Apple daria para entender...). Utiliza também uma mola laminar, também de carbono, mas apresenta um projeto que parece mais prático -- a mola fica posicionada no centro do pedal e pelas fotos vemos que é fixada por dois parafusos normais. Podemos especular que dessa forma a substituição da mola possa ser feita por qualquer um.



No pedal iClic da Time, mola também é laminar e de fibra de carbono, mas fica no dentro do corpo do pedal (foto: James Huang/BikeRadar)

Mas o importante é que o mecanismo de encaixe foi bastante trabalhado: agora há um 'gatilho' que mantém a parte traseira do pedal parcialmente aberta quando ocorre o desencaixe para que no próximo encaixe o taco entre com maior facilidade. Quando o taco entra no pedal, libera esse dispositivo e o pedal fica preso com firmeza.



Detalhe do mecanismo que facilita o encaixe do taco no pedal mantendo o pedal aberto (foto: James Huang/BikeRadar)

Veja nas fotos e vídeos os detalhes desses dois pedais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário