terça-feira, 5 de janeiro de 2010

X Copa América de Ciclismo

Como de costume, a prova de abertura do ano de 2010 para o ciclismo brasileiro foi a Copa América de Ciclismo, competição que chegou à sua décima edição neste ano.

Vitória de Luciene Ferreira -- Scott/Marcondes César -- na prova feminina (foto: Bikemagazine)

Não é necessário aqui escrever sobre a prova nem informar os resultados, já suficientemente divulgados em outros locais. Quero apenas comentar fui a Interlagos e tive a felicidade de chegar a tempo de assistir as provas feminina e masculina. Mesmo ficando limitado a ver somente a passagem do pelotão pela reta de chegada a cada volta, valeu muito. É bom para o ciclismo ter público presente ao vivo, e é papel de todos nós ir aos locais de prova prestigiar. Para a prova feminina, o público foi pouco numeroso, mas já para a masculina os espectadores chegaram em número razoável.

Chegada da prova masculina, surpresa na longa arrancada final de Geraldo Souza Júnior -- São Lucas Saúde/UAC (foto: Bikemagazine)

Apesar do final da prova masculina ter sido bastante interessante, com algo diferente do sprint que já estou cansado de ver (quase sempre os mesmos ciclistas...), torci mesmo para que a fuga conseguisse durar até o final. Não me lembro quando foi a última vez que acompanhei uma fuga sendo bem-sucedida em uma prova nacional. Não sei se são as táticas aplicadas pelas equipes que provocam a chegada em pelotão de sempre, mas seria bastante interessante ver uma chegada clássica, com cooperação dos escapados até os últimos metros e talvez um pouco de rope-a-dope no final...

Nenhum comentário:

Postar um comentário