sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fignon -- Éramos jovens e despreocupados

Pouco mais de duas semanas antes de 31 de agosto, havia encomendado de uma livraria virtual inglesa um exemplar da autobiografia de Laurent Fignon, na tradução feita para o inglês por William Fotheringham. O título é Éramos jovens e despreocupados.

O livro é bastante interessante (ao menos até o ponto que cheguei). Conta com muitos detalhes os Tours de 1983 e 1984, suas 2 vitórias. Na verdade logo no primeiro capítulo, em suas próprias palavras, Fignon 'abre a ferida' e conta sua versão do que todos já sabem: como o Tour de 1989 foi decidido, no último contrarrelógio, por apenas 8 segundos.

Ler a narração do próprio ciclista, deste e de outros episódios, torna tudo mais vivo. Porque os relatos, tempos e classificações publicados ao final de cada etapa ou prova contam apenas metade da história. O que se passa na cabeça de cada ciclista também influencia no resultado final -- as avaliações feitas rapidamente, as decisões e indecisões podem se traduzir em segundos. E, não só pela história de Fignon, sabemos que cada segundo conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário