terça-feira, 31 de agosto de 2010

Adieu, monsieur le Professeur


Laurent Fignon (12/8/1960 -- 31/8/2010)

- Ah, mais je vous reconnais: vous êtes celui qui a perdu le Tour de huit secondes!

- Non, Monsieur, je suis celui qui en a gagné deux.

Numa tradução livre, esse trecho de diálogo poderia ficar assim:

- Ah, mas eu o reconheço: você é aquele que perdeu o Tour por oito segundos!

- Não senhor, eu sou aquele que ganhou dois.

Pouco mais de um ano após anunciar publicamente que estava lutando contra o câncer, Laurent Fignon faleceu hoje em Paris, vítima da doença.

Após vencer o Tour em 1984 -- penúltima vitória de um corredor francês na prova, seguida pela quinta vitória deBernard Hinault em 1985 -- Fignon perdeu para Greg Lemond o Tour de 1989 pela menor margem registrada até hoje.

Ao chegar à última etapa, um contrarrelógio individual de 25 km, Fignon tinha uma vantagem de 50 segundos. Parecia ser o suficiente para que ele assegurasse a vitória -- conta-se que ele chegou a cumprimentar Gred LeMond pelo segundo lugar em uma das últimas etapas.

Mas Greg LeMond utilizou aerobars e um capacete apropriado naquele contrarrelógio, mantendo uma posição mais aerodinâmica que a de Fignon (que, diga-se de passagem, tinha cabelos compridos e usava um rabo-de-cavalo). Fignon ficou em terceiro na etapa e perdeu 58 segundos para LeMond, perdendo, portanto, a prova por meros 8 segundos.

Como todos os grandes ciclistas franceses, era muito querido em seu país. Por usar óculos e ser conhecido por ser culto, tinha o carinhoso apelido de Le Professeur.

Fignon, com a camisa amarela de líder do tour, escalando à frente do pelotão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário