quinta-feira, 30 de junho de 2011

Philippe Gilbert

Terceiro na Milão-Sanremo. Vitória em uma etapa da Volta ao Algarve. Vitória em uma etapa da Tirreno-Adriático. Vitória na Brabantse Pijl (Flèche Brabançonne). Vitórias na Flèche Wallone, Amstel Gold Race e Liège-Bastogne-Liège. Para finalizar, vitórias no Tour da Bélgica e no campeonato nacional.

Estes são os resultados desta primeira parte do ano para Philippe Gilbert. Imagino que, para muitos ciclistas, seja o bastante para que 2011 seja já considerado um excelente ano. E tais resultados o colocam, na véspera do Tour de France, liderando o ranking da UCI.

Mas o motivo da menção a esse corredor é o fato de ter tido a oportunidade de ver, na linha de chegada, algumas dessas vitórias. Desnecessário dizer que é infinitamente melhor do que assistir pela TV ou ver vídeos no YouTube muito depois. Estar presente e ver a decisão nos últimos metros (mesmo que seja mais difícil de entender o que aconteceu imediatamente, sem comentários ou replay) muda tudo. E os momentos após o final são mais interessantes ainda -- a cerimônia de premiação no pódio, a ida até os ônibus das equipes, etc. Tudo isso dá uma sensação de proximidade maior com os atletas. Pouco me recordava do nome dele, mas, após vê-lo vencer na Amstel Gold Race e na Flèche Wallone, a ntes que eu percebesse me vi lá torcendo por ele na última das clássicas da primavera, a Liège-Bastogne-Liège, tal qual um belga louco por ciclismo.

É por isso que destaco os resultados de início de temporada desse corredor e junto-me aos belgas na torcida por uma vitória de etapa para Philippe Gilbert nessa primeira semana do Tour!

Gilbert na apresentação oficial das equipes para o Tour de France,
já com a camisa de campeão belga e uma cor de cabelo... duvidosa (foto: Cyclingnews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário